Amsterdam Airport Schiphol usa sua frota de e-bus silenciosa e sem emissões, carregada pela infraestrutura de recarga Heliox, para transportar passageiros. (© VDL Bus & Coach
O Aeroporto Schiphol, perto de Amsterdã, quer se tornar o aeroporto mais eficiente do mundo. Levar passageiros de e para o aeroporto em ônibus elétricos silenciosos com emissões zero é a chave para esse objetivo. Como esses ônibus estão, na maioria das vezes, em operação contínua, o carregamento rápido de suas baterias deve ser possível sempre que surgir a oportunidade. Para atender a essa demanda, a maior rede de carregamento rápido do mundo foi construída em Schiphol de acordo com as mais rígidas normas técnicas, algumas das quais foram atendidas com o uso de cabos da HELUKABEL.
Embora a Holanda seja um país europeu comparativamente pequeno, o Aeroporto Schiphol de Amsterdã é um dos mais importantes em vários aspectos: para começar, é o terceiro aeroporto mais movimentado da Europa, depois de Londres Heathrow e Paris Charles de Gaulle. Em 2019, aproximadamente 71 milhões de viajantes decolaram e pousaram lá, tornando-o um dos 15 principais aeroportos em número de passageiros. Além de ser o lar da companhia aérea holandesa KLM, Schiphol também serve como hub europeu para a Delta Air Lines, com sede nos Estados Unidos, a segunda maior companhia aérea do mundo em tamanho de frota.
Juntamente com seu foco contínuo no crescimento, o Aeroporto de Schiphol está trabalhando para se tornar o aeroporto mais sustentável do mundo, apesar do atual declínio no tráfego aéreo causado pela pandemia COVID-19. Para cumprir esse objetivo, um sistema de ônibus elétrico com emissão zero, transportando passageiros dos estacionamentos de vários andares do aeroporto e pontos de ônibus públicos para os edifícios dos terminais e aviões, foi considerado essencial. Para manter os ônibus eletrônicos em operação 24 horas por dia, sete dias por semana, uma infraestrutura de carregamento rápido era crucial.
UM PROJETO COM PARCEIROS FORTES
Heliox, uma empresa holandesa de Best perto de Eindhoven, são os fornecedores da infraestrutura de carregamento, desde o design inicial até a produção. Heliox tem experiência substancial na implementação de infraestrutura de carregamento para projetos de e-bus de grande escala. É a empresa que carrega o sistema de e-bus da cidade de Eindhoven, que, quando implementado, era o maior do tipo na Europa. Mais recentemente, a Heliox montou uma operação de carregamento no aeroporto Avinor Olso da Noruega para fornecer energia aos ônibus elétricos. Com certeza, quando se tratava do aeroporto de Schiphol, a Heliox instalou 109 estações de carregamento rápido em menos de nove meses. Sua solução de carregamento foi adquirida para o Aeroporto de Schiphol pela Transdev Netherlands, que também é responsável pela operação dos 100 ônibus elétricos do sistema, a maior frota elétrica da Europa. Os ônibus foram fabricados pela VDL Bus & Coach, também com sede na Holanda.
Os ônibus eletrônicos são carregados por pantógrafos montados no teto da Heliox que se encaixam em estações de carregamento suspensas. O carregamento da bateria começa automaticamente com o pressionar de um botão pelo motorista. A novidade dessa solução é que os veículos elétricos têm uma escolha: eles podem preencher todo o seu estoque de energia no depósito durante longos períodos de inatividade ou podem aproveitar os intervalos curtos para abastecer grandes quantidades de eletricidade por um período fixo de tempo.
ALTA CAPACIDADE DE TRANSORTE DE CORRENTE, DISPONIBILIDADE CONTÍNUA E QUALIDADE PREMIUM
Para implementar esse processo de carregamento flexível, os cabos nas estações de carregamento rápido tiveram que ser dimensionados em conformidade. A rede de carregamento rápido oferece 13 megawatts. De fato, uma figura impressionante. A Heliox decidiu usar cabos da empresa Hemmingen HELUKABEL para o projeto. Um total de mais de 13 quilômetros de condutor único HELUTHERM® 145 com seções transversais variando de 16 a 240 mm² foram instalados nas 109 estações de carregamento rápido. “Alguns dos cabos são tão grossos quanto seu braço. Graças à sua maior capacidade de transporte de corrente, grandes quantidades de energia podem fluir através deles no menor tempo “, explica Jasper van Beusekom, diretor administrativo da HELUKABEL Holanda e gerente do projeto Heliox.
“A Heliox escolheu a HELUKABEL porque éramos a única empresa que estocou os cabos necessários na qualidade e quantidade necessárias”, continua Jasper van Beusekom. Havia dois pré-requisitos técnicos fundamentais: “Em primeiro lugar, os cabos tinham que ter uma certa curvatura mínima raio devido ao espaço limitado nas estações de carregamento. Em segundo lugar, eles tiveram que suportar altos níveis de corrente e, portanto, altas temperaturas. O HELUTHERM 145 resiste e conduz uniformemente a temperaturas de até 125 graus C e, por curtos períodos de tempo, até 145 graus C “, explica Moritz Barlage, chefe de vendas europeias da HELUKABEL.
A Heliox também apreciou a logística perfeita da HELUKABEL: “A HELUKABEL não só tem um bom nome como um dos fabricantes líderes na indústria elétrica, mas também sabemos de projetos anteriores que podemos contar com eles como um parceiro profissional”, disse Jeroen Scherders, Diretor da Cadeia de suprimentos da Heliox.
Ele continua explicando que “isso significa que o trabalho do projeto progrediu muito mais rapidamente porque o maior desafio foi coordenar todas as partes envolvidas, que incluíam o fabricante de ônibus VDL Bus & Coach, a operadora de ônibus Transdev / Connexxion, a concessionária e o fornecedor de cabos . ” Demorou apenas nove meses para concluir com sucesso o projeto. “O planejamento foi excelente e todas as consultas ocorreram sem problemas”, relata um satisfeito Moritz Barlage “e, claro, também é bom saber que, com o HELUTHERM® 145 sem halogênio, demos uma pequena contribuição para tornar o Schiphol ainda mais verde e um aeroporto mais sustentável. “
Uma boa gestão de cabos é indispensável para projetos de mobilidade eletrônica. (© Heliox)
Principal canteiro de obras no Aeroporto Schiphol de Amsterdã (© Heliox)
Assista ao video para saber mais sobre o interessante projeto no Aeroporto Schiphol: