A indústria naval é tão boa quanto os canais e vias navegáveis que permitem que os navios de carga passem por eles e os portos onde os navios podem carregar e descarregar cargas valiosas.
Isso nunca foi tão aparente quanto quando o Canal de Suez foi bloqueado no início de 2021, custando ao mundo bilhões de dólares em comércio a cada dia que essa passagem vital foi bloqueada.
Navegar em oceanos profundos é muito mais fácil do que atravessar vias navegáveis estreitas ou portos rasos que podem mudar a cada minuto à medida que a água carrega lodo e outros detritos na direção das correntes.
Para garantir que os fundos e bancos do mar permaneçam nas profundidades e larguras adequadas, às empresas de dragagem empregam frotas de embarcações para dragar os fundos marinhos para tornar as vias navegáveis mais profundas para ajudar na navegação e evitar que os navios encalham e fiquem presos. Além disso, a remoção de sedimentos do fundo do mar reabastece as praias criando novos habitats e espaços de recreação. As linhas costeiras adicionadas também aumentam a proteção costeira contra tempestades, como furacões.
POTENTE SAÍDA DO MOTOR DE 24.000 HP
Uma dessas empresas, a Callan Marine, localizada em Galveston, Texas, ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos, projetou e construiu recentemente uma draga de sucção de corte de 290 pés (90 metros) – a General MacArthur. O MacArthur é movido por três motores a diesel, gerando 24.000 hp combinados. Estes fornecem a energia elétrica necessária para acionar dois motores elétricos de 6.900 hp, que por sua vez alimentam as bombas do convés principal e dois motores elétricos de 2.500 hp, um para a bomba subaquática e outro para o cabeçote de corte. A oportunidade de apoiar a Callan Marine surgiu quando o engenheiro que projetava a draga consultou o fabricante italiano de motores elétricos sobre a melhor escolha para fornecer cabos para o projeto. O fabricante do motor sugeriu a HELUKABEL porque eles trabalharam com eles em muitos projetos de sucesso na Europa.
A HELUKABEL iniciou inicialmente o desenvolvimento do projeto do sistema de cabeamento com a bomba subaquática e a seção de potência dos motores de corte. “Um dos maiores desafios na construção do General MacArthur foi encontrar o cabo submersível apropriado para a alta demanda de ampacidade desses motores”, descreve Stanley Hamidjaja, gerente de automação da Callan Marine. Os cabos passam por um braço estrutural (a escada) que submerge ambos os motores. Não foi possível atingir a capacidade necessária usando um único cabo para cada fase.
“A equipe da HELUKABEL esteve muito envolvida por mais de um ano em enviar e reenviar sua proposta até que eles fornecessem a especificação e a qualidade do cabo para nossa satisfação”, lembra Hamidjaja. Trabalhando com a equipe de engenharia da Callan Marine, a HELUKABEL conseguiu fornecer oito cabos AWG 4/0 por fase, o que equivale a 32
cabos no total sendo usados para fornecer a energia necessária.
Esses cabos tinham classificações submersíveis de até 10 bar de pressão e a necessária aprovação do American Bureau of Shipping (ABS), exigida para cabos a serem usados em navios e estruturas offshore.
INSERTOS DE VEDAÇÃO PERSONALIZADOS PARA PASSA-CABOS
O próximo desafio foi auxiliar no projeto da caixa de transição estanque necessária para o sistema que também terminaria as blindagens trançadas dos cabos VFD. Conseguimos isso projetando a caixa de transição para incluir nossos prensa-cabos de metal KVA-XXLMS e prensa-cabos KVA-XXLMS-E EMC classificados para 10 bar ou 328 pés (100 metros) de profundidade de submersão. Esses prensa-cabos são projetados para aceitar cabos com grandes diâmetros externos. O que tornou essas gaxetas ainda mais exclusivas foi a necessidade de uma inserção personalizada para garantir o alívio de tensão necessário e a vedação estanque existente entre a gaxeta e o cabo, pois os cabos AWG 4/0 usados tinham diâmetros gerais que não estavam na faixa do padrão inserções. O projeto, a fabricação e a entrega dos insertos personalizados da sobreposta ocorreram em menos de oito semanas.
A Callan Marine está extremamente satisfeita com o suporte da HELUKABEL. “O General MacArthur é uma embarcação revolucionária na indústria de dragagem e estamos orgulhosos de ter a HELUKABEL como um parceiro valioso no fornecimento de cabos confiáveis e de qualidade”, explica Stanley Hamidjaja. “Agradecemos a estreita cooperação em nos fornecer as soluções apropriadas exigidas por esta aplicação desafiadora.” Outros produtos necessários para concluir as tarefas relacionadas à dragagem a bordo do cortador incluíam vários
tamanhos de prensa-cabos niquelados adequados para suportar até 10 bar de pressão, juntamente com alguns cabos de dados de categoria 7 que tinham aprovações marítimas e offshore do Lloyd’s Register.
Depois que o General MacArthur saiu do cais, ele foi enviado para a Costa do Golfo para sua primeira missão de manter as rotas marítimas vitais perto do Texas livres para a passagem segura contínua de embarcações marítimas.
SOBRE O GENERAL MACARTHUR
Dimensões:
- Comprimento: 290 pés (88,4 m)
- Feixe: 72 pés (21,9 m)
- Profundidade: 16 pés (4,9 m)
- Draft: 7 pés (2,1 m)
Dados de potência do motor:
- 24.000 HP
Parâmetros operacionais:
- Diâmetro de sucção: 800 mm
- Diâmetro de descarga: 800 mm
Acomodações:
- Cozinha
- Academia
- Sala de TV/Recreação
- Lavanderia
- Sala de conferência
- Escritório de Engenharia
- Cabines do Capitão/Engenheiro Chefe
- 33 leitos (todas as cabines possuem banheiros privativos)
SOBRE CALLAN MARINE
Callan Marine, LTD. é uma empresa privada de dragagem e construção marítima com sede no Texas, fundada em 2009. A Callan Marine realiza projetos de dragagem para clientes privados e públicos, fornecendo serviços para restaurar profundidades de atracação para docas de navios, canais de navegação ou facilitar o transporte em hidrovias em todo os Estados Unidos. Para obter mais informações, visite www.callanmarineltd.com.
Você também pode encontrar este e muitos outros artigos interessantes na atual edição nº 13 de nossa revista para clientes POWER. Leia agora!